Site criado por Studi Grège Arte e Criação Digital                                                               studio@grege.com.br

Exótico ShortHair

O gato Exótico de pêlo curto é um gato amável proveniente da cruza de Persas com American Shorthair. Por isso ele é o gato ideal para quem gosta da aparência do Persa, mas não tem tempo ou inclinação para cuidar de toda aquela pelagem.

Os Exóticos têm o mesmo rosto doce e nariz curto do Persa, com grandes olhos e o mesmo corpo quadrado e curto, dando-lhes um visual fofinho de urso. Esses gatos afetuosos têm maneiras calmas como o Persa, mas são mais animados e mais curiosos graças à sua ancestralidade  shorthair.*

* Fonte site https://www.tica.org

 

Personalidade

O descontraído Exótico é um gato carinhoso e gentil, quanto o Persa. Silenciosamente carinhoso, o Exótico pede sua atenção com um olhar irresistível e depois o abraça quando você os pega. Eles vão segui-lo de sala em sala para ficar perto de você e depois pular no seu colo para tirar uma soneca. Seus ancestrais de pêlo curto adoravam brincar e pular para pegar um brinquedo ou ficar pensando em como alcançar aquele brinquedo em cima da estante. Coisas simples os divertem, seja perseguindo bolas de papel pela casa ou vendo a água escorrer de uma torneira. Raramente ouvido, o Exótico tem uma voz suave e um vocabulário de sons cantado. Embora doces e pacíficos, os Exoticos têm uma curiosidade inteligente que os torna uma alegria de estarem por perto e, por serem tão fáceis de lidar, se dão bem com crianças e outros animais de estimação.

 

História

 
 

O gato Exótico surgiu do desejo de se obter um gato diferente. Criadores de American ShortHair os cruzaram com Persas na tentativa de tranferir os olhos verdes e a cor prata para os gatos de pelo longo. Além do Shorthair americano, alguns criadores optaram por usar os birmaneses por seu corpo corpulento, cabeça moderada e pelagem curta, enquanto outros foram ao gato Azul Russo pelo gene de cabelos curtos por causa de sua densa pelagem dupla.

O progresso inicial foi lento e difícil, os criadores do Exótico Shorthair tiveram que convencer os criadores persas a trabalhar com eles. Gradualmente, à medida que o tipo da nova raça melhorava e se tornava mais popular, um número crescente de criadores Persas se dispos a ajudar e alguns decidiram criar a nova raça também.

O objetivo era produzir um Persa de pelagem curta. O padrão inicial da raça não exigia que o Exótico fosse exatamente igual ao Persa por causa de sua ascendência shorthair, no entanto, como o fenótipo entre ambos se aproximou cada vez mais, o Exótico evoluiu para um reconhecimento de padrão idêntico ao do Persa, exceto pelo comprimento do pêlo. Eles são reconhecidos no TICA desde junho de 1979.

nossas mamães e papais Exóticos